Representantes da Administração Municipal e Câmara de Vereadores estiveram reunidos na última segunda-feira a fim de tratar da falta de médicos nas Unidades de Saúde de Três Coroas.
O Município tem vagas para clínico geral, pediatra e ginecologista abertas há meses. Inicialmente foram chamados os profissionais que haviam prestado concurso nestas áreas, mas nenhum teve interesse de assumir o cargo. Depois disso a Prefeitura colocou a disposição vagas através de contrato emergencial, mas novamente nenhum médico se candidatou.
Poderes Executivo e Legislativo estudam uma outra forma de contratação, que esteja prevista em Lei.
A falta de médicos não é problema só de Três Coroas, outros municípios se deparam com a mesma situação, bem como o hospital Dr. Oswaldo Diesel, que abriu vaga, com salário bem acima do oferecido pela Prefeitura e continua sem pediatra. Cabe ainda esclarecer que, por Lei, a Prefeitura não pode aumentar o valor dos salários.
Nesta semana o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – Simers emitiu nota demonstrando preocupação com esta situação que acomete também a capital do Estado e região Metropolitana.