A Administração Municipal de Três Coroas, através da secretaria de Saúde e Assistência Social, irá substituir os cateteres convencionais atualmente utilizados, por cateteres avançados.
Atualmente o município possui cinco usuários de cateteres e os benefícios dessa substituição serão inúmeros. “É pronto para o uso, reduz risco de ITUs (infecção de trato urinário), reduz lesões uretrais, dispensa o uso de qualquer lubrificante para ativação do cateter. Além disso, é simples e fácil de usar, se adequa a problemas de mobilidade, destreza e cognição, é discreto e tem o melhor custo efetivo em relação a qualidade de vida a longo prazo dos usuários” manifestou Tiago Ferrão.
Um cateter convencional requer lubrificante a ser aplicado antes do uso e comumente são reutilizados, o que é menos conveniente e mais demorado em comparação ao avançado, que é pronto para a utilização e de uso único.
Oss cateteres recém adquiridos possuem revestimento de polímero que o torna hidrofílico (alta afinidade pela água) minimizando o trauma na uretra. É o chamado Cateterismo Intermitente, no qual se evita a multiplicação de bactérias e a recorrente infecção urinária.
Os usuários já estão sendo orientados a comparecerem até o posto de saúde central para a troca da receita e o fluxograma para a troca está sendo organizado pela secretaria, agendado para o mês de outubro.
Os novos cateteres serão custeados através de recursos próprios da Prefeitura.
A ideia para troca dos cateteres foi do presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Feiten e aceita pelo prefeito Alcindo de Azevedo.