Na manhã desta segunda-feira (06), a Defesa Civil de Taquara foi acionada para atender a uma ocorrência envolvendo um cavalo que puxava uma carroça, na Avenida Sebastião Amoretti (ERS-020). Por volta das 11h, após ligações de populares, os agentes chegaram ao local e encontraram o animal debilitado, incapaz de tracionar a carroça devido à fraqueza. Além disso, a carroça estava danificada, com avarias, incluindo um problema na roda esquerda, o que tornava impróprio o seu uso em via pública.
A Polícia Rodoviária Estadual prestou apoio imediato, e uma veterinária da Secretaria Estadual da Agricultura foi acionada para avaliar as condições do animal. O cavalo foi então encaminhado para um local seguro para receber os cuidados necessários. O proprietário do animal e da carroça foi notificado e, na sequência, foi lavrado um boletim de ocorrência policial.
Há cerca de dois anos, a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, com o apoio da Diretoria de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual e do Comando Ambiental da Brigada Militar, vem realizando um trabalho com recicladores que utilizam veículos de tração animal (VTA). Nesse programa, os responsáveis pelos animais são orientados sobre cuidados com os bichos e as condições das carroças, além de noções de trânsito.
Denúncias podem ser feitas à Defesa Civil de Taquara pelo telefone/WhatsApp (51) 99303-8172.