Taquara concluiu o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que foi entregue à prefeita Sirlei Silveira, na segunda-feira (02), em seu gabinete. A elaboração do plano passou por três etapas e contou com a contratação da Fundação Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pela elaboração do plano de trabalho.
A partir do contrato com a UCS, foi definida a estratégia de mobilização e participação social, além de determinar os agentes locais que atuariam no processo. Os trabalhos começaram em fevereiro de 2023, com a coleta de dados sobre resíduos sólidos, a realização de capacitações em saneamento básico e reuniões setoriais.
Na primeira fase, foi elaborado o diagnóstico técnico-participativo, com a entrega do Relatório Parcial, e realizada a primeira consulta pública, que ocorreu em 4 de julho de 2024. A segunda etapa envolveu a elaboração do prognóstico do plano, programas, projetos e ações, além de indicadores de desempenho.
O trabalho resultou na segunda entrega do Relatório Parcial e culminou na segunda audiência pública, realizada em 31 de outubro de 2024. Após a análise das sugestões apontadas nas audiências públicas, o plano foi ajustado.
A prefeita Sirlei enfatizou que o estudo técnico estava sendo elaborado desde fevereiro de 2023 e agradeceu a todos que participaram da elaboração do projeto.
“Agora, temos em mãos um instrumento que nos permitirá melhor gerenciar os resíduos produzidos em nosso município. Parabéns ao trabalho das secretarias de Meio Ambiente e Educação pelo envolvimento neste plano, que estava desatualizado desde 2013. Obrigada também ao trabalho dos professores engenheiro civil Juliano Rodrigues Gimenez e engenheiro ambiental Tiago Panizzon, que estiveram no gabinete entregando o documento e aos professores do coletivo educador, aos agentes comunitários de saúde e a todos que contribuíram na realização dos trabalhos de revisão do PMGIRS”, disse.
O resultado final foi entregue em três cadernos: o Diagnóstico do PMGIRS, o Prognóstico do PMGIRS e o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil (PMGRCC). A revisão do plano é uma etapa fundamental para o aprimoramento da gestão de resíduos no município, buscando soluções adequadas para o manejo e destino dos resíduos sólidos.