Juntamente com o Bairro Santa Maria, o loteamento Olaria, no Bairro Empresa, em Taquara, foi um dos locais mais afetados pelas cheias dos meses de maio e junho, com a água alcançando o telhado de diversas residências no ápice das enchentes.
Em reunião realizada em 17 de junho, promovida pelos vereadores Beto Lemos e Jorginho e com participação da prefeita Sirlei Silveira e dos secretários de Obras e Meio Ambiente, Alison Haubert e Matheus Modler, além do coordenador da Defesa Civil Alessandro Santos, foram definidas as prioridades para devolver a normalidade para o loteamento, buscando reduzir os impactos das próximas chuvas.
“Em conjunto com os nossos vereadores, conversamos com os moradores e definimos quais ações deveriam ser tomadas. Nesta semana, direcionamos maquinários para as ações excepcionais no bairro Empresa”, comenta a prefeita Sirlei Silveira.
As primeiras ações começaram nesta terça-feira (02), com o desassoreamento do arroio Sonda, que deságua no Rio dos Sinos. Realizado pela Secretaria de Obras e Serviços, o trabalho de retirada de materiais do leito do córrego será executado ao longo das próximas duas semanas, com o uso de uma escavadeira. O trecho a ser desassoreado possui cerca de 300 metros, entre o loteamento e o rio. A remoção de materiais aumenta a vazão e a capacidade do arroio em manter a água dentro da calha, sendo necessário um volume de chuvas maior para que haja transbordo.
“Junto ao desassoreamento, estamos trabalhando na limpeza de tubulações nas ruas do Olaria. Devido ao acúmulo de sedimentos, foram registrados entupimentos em alguns locais, sendo necessária a abertura de valetas, com máquinas, para o reparo das estruturas de escoamento”, destaca Haubert, da Secretaria de Obras.
Recolhimento de podas e resíduos das enchentes
Outro serviço realizado na manhã desta terça-feira (02) e prometido na reunião de junho, foi o recolhimento de volumosos que restaram após as enchentes, serviço realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal.
O recolhimento de podas também foi retomado no bairro Empresa. Devido ao grande volume de materiais, não foi possível cumprir a recolha dentro do prazo. Atualmente, Taquara possui dois caminhões-garra, sendo um utilizado para o cumprimento do calendário e outro no respectivo bairro, no loteamento Olaria, nas proximidades do campo do Palmeiras e na rua Sarandi. Esse serviço adicional será realizado até sábado (06).
“Esse trabalho é fundamental que seja realizado nesta semana, visto a previsão de mais um período de chuvas, a partir desta quarta-feira (03). Com o caminhão do Meio Ambiente, encerramos o recolhimento de volumosos e, com a garra, podemos agilizar o recolhimento das podas nos locais que não conseguimos chegar anteriormente”, avalia Modler, secretário de Meio Ambiente.