Em razão do temporal que atinge a região desde a noite da segunda-feira (29), a Prefeitura de Taquara, organizou dois abrigos temporários nesta terça-feira (30), para as famílias que possivelmente terão que deixar suas casas caso sejam atingidos pela enchente. Um dos abrigos está sendo montado na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (CIEP), no Bairro Empresa, e outro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Alípio Alfredo Sperb, no Bairro Santa Maria.
"A segurança e o bem-estar dos cidadãos são nossa prioridade máxima diante das fortes chuvas que nos assolam desde ontem. Nossas equipes estão mobilizadas para garantir a assistência necessária às famílias afetadas. Abrigos já estão sendo montados para acolher aqueles que por ventura fiquem desabrigados. Estamos unidos e solidários, prontos para enfrentar juntos os desafios que estas condições climáticas adversas nos impõem.", ressaltou a prefeita Sirlei Silveira.
Defesa Civil: monitoramento constante
Nesta manhã (30), a Defesa Civil de Taquara emitiu um alerta de risco de alagamentos pelo aumento dos níveis dos rios do Sinos e Paranhana, solicitando que os moradores que residem nestes locais ficassem em alerta, já que a previsão é de que as chuvas sejam constantes durante a semana.
Os rios continuam a subir. Até o momento, uma ponte teve que ser interditada na localidade de Açoita Cavalo, e, outra ponte, na localidade de Três Pinheiros, apresenta problemas sérios na sua cabeceira. Alguns bueiros e canalizações também tiveram que ser desobstruídos, principalmente, na zona rural do Município, para que as águas tivessem passagem, como na localidade de Pega Fogo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho.
Contatos de emergência
Risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no fluxo viário podem ser informados ao Corpo de Bombeiros pelo 3542-1110, SAMU 192 ou Defesa Civil de Taquara 99303-8172. O número da Brigada Militar 190 está com problemas técnicos, os contatos disponíveis no momento são (51) 3541-5690 e 98595-5679.