A Defesa Civil de Taquara atualizou na manhã desta quinta-feira (13) sobre a situação do ciclone extratropical que atingiu o Município. Em diversas equipes, está sendo feito o monitoramento constante dos rios e arroios, além da desobstrução de bueiros e vias que podem alagar. Mesmo com a chuva constante que caiu nas últimas 24 horas, não há pessoas desabrigadas ou desalojadas no Município neste momento.
“Há a previsão de que as chuvas diminuam ainda ao longo do dia, assim, evitando a cheia dos rios e arroios que percorrem a nossa cidade. Estamos com profissionais mobilizados 24 horas por dia, para prestar a devida assistência aos moradores caso ocorra alguma adversidade”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.
Atualizações
De acordo com o Observatório Heller & Jung, a maior rajada de vento em Taquara foi de 62 km/h, no Bairro Santa Rosa, às 7h49. Não houve o registro de destelhamentos nas residências. Houve a queda de três árvores nas últimas horas, sendo que uma delas teve dano residencial. Já foram entregues 23 kits de lonas.
Os rios e arroios que percorrem o Município não extravasaram, ou seja, seguem as suas margens normalmente. Durante a madrugada, o Rio Paranhana subiu e alagou duas ruas do Bairro Santa Maria, porém, desceu horas depois, e não invadiu nenhuma residência. “Neste momento, a preocupação maior está no Rio dos Sinos, que saiu da calha, mas até agora não chegou nas casas. As equipes da Defesa Civil estão vistoriando a área a cada 30 minutos, para agir o mais rápido possível”, completa o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, a população de Taquara poderá entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militares de Taquara, pelo telefone (51) 3542-1110, ou pelo WhatsApp da Defesa Civil, através do número (51) 99303-8172.