A Defesa Civil de Taquara divulgou na nesta terça-feira (11) um alerta de chuva excessiva para a manhã e tarde desta quarta-feira (12), em razão de um ciclone extratropical que atinge várias regiões do Rio Grande do Sul. Com a intensificação da chuva ao longo da tarde, de acordo com as previsões meteorológicas, pode haver acúmulo de mais de 100 milímetros de precipitação.
Neste período, há risco de danos em edificações, corte da energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no fluxo viário. A intensificação do ciclone poderá ocorrer entre a noite desta quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira (13), com rajadas de vento que podem atingir 100 km/h. “Estamos com monitoramento constante de como está a situação da nossa cidade, para auxiliar a população taquarense da melhor forma. É com a união de esforços que vamos conseguir enfrentar este ciclone”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.
Situação até o momento
Desde a noite da terça-feira (11), a Defesa Civil está monitorando o nível dos rios e arroios que passam pela cidade, com atenção maior para o Rio dos Sinos. “Felizmente, o Rio dos Sinos está dentro do leito, e seguindo o seu curso normalmente. Também choveu pouco em Taquara nas últimas 24 horas. Até o momento, 13,21 milímetros”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.
Até às 9h desta quarta-feira (12), também não foram registrados destelhamentos, quedas de árvores e nem pessoas desalojadas. “Apesar disso, recomendamos para que a população faça o reforço em telhados e edificações, primando pela segurança dos moradores”, completa o secretário.
Entre os trabalhos de prevenção, na noite desta terça-feira (11), a equipe da Defesa Civil esteve presente no Bairro Empresa, conversando com os moradores que vivem próximos do Rio dos Sinos. “Nós avisamos para a população como estava o nível do rio, e foi também uma forma de tranquilizá-los, reforçando que estamos à disposição caso ocorra alguma situação mais adversa venha a acontecer”, completa o coordenador da Defesa Civil, Alessandro Santos.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, a população de Taquara poderá entrar em contato diretamente com o Corpo de Bombeiros Militares de Taquara, pelo telefone (51) 3542-1110, ou através do número 190, da Brigada Militar, ou pelo número 192, do Samu.
Para outros sinistros, é possível chamar a Defesa Civil de Taquara, pelo WhatsApp (51) 99303-8172. A Prefeitura de Taquara estará de plantão durante toda a madrugada, para prestar atendimento à população.