Uma capacitação está sendo direcionada, nesta terça-feira (29), no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, aos 15 agentes de endemia de Taquara. Recentemente a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou emergencialmente por seis meses, com autorização da Câmara de Vereadores, 12 novos agentes para atuarem no combate ao mosquito da dengue e promover a prevenção. Até o momento, Taquara registrou dois casos positivos de dengue, e outros 40 pacientes estão com suspeita da doença e aguardam o resultado.
“Neste momento estamos saindo de uma pandemia e entrando na questão da dengue. Algo que estava tão longe de nós e em tão pouco tempo já se alastra com tamanha intensidade. Precisamos orientar e esclarecer as pessoas para que elas entendam a necessidade de seguir as medidas de proteção como não deixar água parada, por exemplo, e este é o maior propósito deste grupo, vocês são muito importantes à comunidade”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
A secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, apresentou o grupo de trabalho composto pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Andressa Martins; pela responsável pela Vigilância Ambiental de Taquara, veterinária Regina Damasceno Rodrigues; pelo responsável técnico da Enfermagem, Daniel Rosa e pela a diretora de Saúde, Maria Aparecida Gnoatto de Almeida. “Damos as boas vindas aos novos agentes de endemia e estamos à disposição de vocês para esclarecermos qualquer dúvida para que o trabalho corra o mais efetivo possível”, salientou Mariane.
A capacitação
Durante o acolhimento os agentes de endemia, que tem a função de trabalhar na identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, receberam orientações sobre a função, as atribuições referentes ao cargo, como discorre a abordagem às residências, as dificuldades apresentadas e as melhores resoluções aos problemas enfrentados. Nesta semana, representantes da área de endemia do Estado estarão em Taquara promovendo uma capacitação prática, com atividades externas demonstrando as formas de fazer bloqueio no entorno das residências dos pacientes com suspeita de dengue, remoção de depósitos de água parada, eliminação de larvas do mosquito, entre outras ações.