A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Taquara, em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil, iniciou na sexta-feira (14) uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua na região central do município. A intenção é encaminhar para o abrigamento no albergue este público e conhecer melhor os motivos que os trouxeram a Taquara. A atividade faz parte do projeto municipal "Ninguém na Rua”.
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício de Souza, lembra que o albergue é porta de entrada para os serviços municipais. A partir daí, através de avaliações dos técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), haverá encaminhamentos para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD). “Os profissionais da Saúde se comunicarão continuamente com nossa equipe e, tão logo as pessoas em situação de rua apresentem condições, serão encaminhadas para cursos de qualificação, profissionalização e reinserção ao mercado de trabalho”, menciona.
Desde a semana passada, o Desenvolvimento Social e Habitação iniciou o censo das pessoas em situação de rua no Município. “Nossa ideia é sabermos de ontem este público veio, qual o histórico deles relacionado a dependência química, de saúde ou de vínculo familiar, para, assim, podermos fazer o encaminhamentos a serviços públicos, inclusive o retorno a suas cidades de origem”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.
Na sexta passada pela manhã, a equipe de abordagem de rua conversou com 11 pessoas, sendo oito encaminhamentos para o albergue. Durante a noite, mais seis foram abordados e, destes, três conduzidos para o serviço de acolhimento temporário. As ações seguirão nos próximos dias. O albergue fica na Rua Mato Grosso, 1817, bairro Santa Teresinha, e atende das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, todos os dias da semana, com janta e café, local para higiene pessoal, descanso e alimentação e roupas disponíveis.