A vacinação contra o novo coronavírus em Taquara iniciou nesta terça-feira (19) com a primeira dose aplicada em profissionais que trabalham na UTI Covid do Hospital Bom Jesus. Além daqueles que estão na linha de frente no tratamento de pacientes com a doença, o imunizante também será ofertado a partir desta quarta-feira (20) a idosos em lares e instituições de longa permanência.
As 391 vacinas do primeiro lote chegaram nesta terça vindas de Porto Alegre. Toda esta operacionalização para realização da vacinação é coordenada e realizada pela equipe de vacinação da Secretaria de Saúde de Taquara. A titular da pasta, Ana Maria Rodrigues, ressalta que nesta primeira etapa a vacinação será destinada a profissionais que atuam na linha de frente da doença em UTIS Covid-19, centros de triagens Covid-19, centros clínicos Covid-19, SAMU e pessoas de 60 anos ou mais acamadas que residem em lares de idosos, bem como os cuidadores destes respectivos lares de idosos, devidamente cadastrados. “É muito importante frisarmos que, neste primeiro momento, não temos vacinas para todos, assim que as doses forem sendo produzidas e destinadas aos estados e, consequentemente, aos municípios, vamos vacinando outros grupos prioritários”, afirma.
Ana Maria reforça que não é uma vacinação em massa e que não haverá vacina disponível nas Unidades Básicas de Saúde, solicitando que a comunidade aguarde as orientações que serão passadas, diariamente, e evitem se deslocarem até as UBSs. “Solicitamos calma, que todos mantenham os cuidados de proteção e evitem aglomerações. Vamos ter estratégias para vacinar os profissionais de saúde e os idosos em equipes volantes, sem que haja aglomerações nas UBSs do município”, ressaltou. A prefeita Sirlei Silveira, a diretora administrativa do HBJ, Marisete Dal'Molin, o diretor da Saúde de Taquara, Alex Alves Rodrigues, acompanharam o ato. Sirlei lembrou que o momento representa o pontapé para a imunização em Taquara.
A primeira a receber a vacina em Taquara foi a enfermeira Nicole Leitzke de Moraes, pelas mãos da vacinadora do posto Piazito, Débora Schneider. “Emocionante”, comentou Nicole, mesmo sentimento compartilhado por Débora. Também se vacinaram nesta noite a técnica de Enfermagem Mônica Joice Pereira dos Santos; a técnica de Enfermagem Jenifer Regina Zwirtes da Silva; o médico Rodrigo Pfitscher; e a fisioterapeuta Priscila Senna, assistidos pela responsável pela vacinação no município, Fernanda Flores, e responsável técnica de Enfermagem em Taquara, Roselene Hartz.
Cuidados seguem
A secretária Ana Maria ainda reforça que os cuidados e protocolos do distanciamento controlado devem ser mantidos e intensificados. “A vacina não significa que não precisa mais seguir o uso da máscara, higienização das mãos e uso do álcool gel. Vivemos um momento de ansiedade e não temos solução mágica. A vacina também depende da imunidade de cada pessoa e representa um movimento coordenado do todo. Estamos vivenciando um momento de redução de danos e a gente vai tomar a vacina não apenas por nós indivíduos, mas também pelo outro”, reforçou.