A Casa do Artesão de Taquara irá fechar temporariamente a partir desta próxima sexta-feira (22) para reformulação do formato e recolocação do serviço em novo espaço. A medida também faz parte do pacote de contenção de gastos que a atual administração está realizando no município, com o interrompimento do contrato de locação do imóvel, que custa R$ 1.121,59 mensal.
A ideia da Prefeitura é oferecer, de forma democrática, acesso a todos os artesãos do município à venda de seus produtos. Conforme o secretário de Administração, Orçamento e Desenvolvimento Econômico, Jefferson Müller, no regresso haverá maior compartilhamento e rotatividade no espaço. “É algo que já ocorre em outros municípios e que nos parece uma forma mais organizada e democrática de atender a todos”, enfatizou.
A prefeita Sirlei Silveira lembra que, devido à pandemia, a Casa já não vinha funcionando regularmente, tendo em vista as restrições impostas pelo distanciamento social. O local também não tem acessibilidade adequada. “Queremos tranquilizar as nossas artesãs dizendo que o fechamento não é definitivo, mas temporário, retornando em um prédio público em momento oportuno”, explica.
Outro compromisso da atual administração é convidar as artesãs para os eventos municipais. “Temos um respeito enorme pelo trabalho que elas desempenham. Manteremos o vínculo e as deixaremos a par de todas as decisões para a retomada do serviço”, reforçou Sirlei. A proposta é, com planejamento, formalizar, também, a criação de uma associação dos artesãos de Taquara.