A Fundação Hospitalar Rolante e a Prefeitura de Rolante estão unindo suas forças para realização de um sonho que vai beneficiar todo o Vale do Paranhana, ter uma faculdade de Medicina na região.
Na última sexta-feira (08), Monica Facio. Professora, filósofa, psicopedagoga e mestra em Desenvolvimento Regional, visitou o município. Ela representa a FAME - Faculdade de Medicina de Barbacena/MG. E vem encabeçando o projeto e buscando o apoio de todas as Prefeituras Municipais e Hospitais do Vale.
Ao diagnosticar a situação da formação médica no Brasil, o Governo Federal constatou o ritmo de expansão da formação e identificou a necessidade de desconcentração da oferta de cursos de Medicina e de promoção da qualidade da formação médica. A meta é atingir o indicador de 3,3 médicos por mil habitantes, média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Todo o trabalho foi feito a partir da análise do comportamento demográfico brasileiro e cenário futuro, considerando a projeção para 2033. O Vale do Paranhana é uma das regiões cotadas para receber uma Universidade de Medicina.
O Hospital de Rolante é um dos candidatos a se tornar um Hospital Escola e receber os alunos do curso de Medicina.
Na reunião estiveram presentes o diretor Luis Genaro Figoli, o Secretário da Saúde Ricardo Gonçalves e o Secretário da Agricultura Jair Silva.