A vacina da Poliomielite ou Paralisia Infantil é indicada para prevenir contra a doença causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. O Programa Nacional de Imunização - PNI, recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico.
São realizadas doses de reforço com a VOP aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Cada dose da vacina corresponde a duas gotas. A vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas dos calendários de vacinação do Ministério da Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde de Riozinho, anunciou o índice de vacinação da campanha da Poliomielite. Os dados foram comemorados pelo setor e pela Administração, isso por que o meta da pólio foi atingida em 100%, todas as crianças do município estão vacinadas contra a Poliomielite, e isso é reflexo de um trabalho sério e responsável, com apoio da Prefeitura de Riozinho.
Destaque para o trabalho dos vacinadores, que fizeram um trabalho tanto na sala de vacinas quanto nas escolas de educação infantil para chegarmos nos índices necessários. Nossos agentes da saúde também foram peças fundamentais nesse processo de disseminação de informações, instruções e fazer chegar aos pais a importância de imunizar as crianças.
E os números positivos não param por aí, embora o Brasil ainda está abaixo da meta de vacinação contra o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022, sendo que a meta de cobertura vacinal é 95%. A proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola, e faz parte do calendário de vacinação. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.
A tríplice viral é geralmente aplicada em duas doses. A primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses. A campanha de 2022 começou em janeiro e vai até dezembro deste ano.
Em Riozinho, a última campanha de vacinação contra o Sarampo atingiu 99% das crianças do município, o que mostra um trabalho muito bem feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para quem não vacinou suas crianças, devem dirigir-se ao Posto de Saúde com a carteira de vacinação e cartão do SUS. É importante imunizar os pequenos, o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.
Para mais informações, vá até o Posto de Saúde ou chame no whatsapp (51)98186-2467