O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), finalizou o repasse de R$ 5,5 milhões para a perfuração de poços em 79 municípios, sendo um deles Riozinho. Os serviços estão sendo realizados em cidades que tiveram o decreto de emergência devido à estiagem reconhecido pela Defesa Civil. Foram repasses para cada prefeitura, com impacto de 7 mil famílias beneficiadas em todo o Estado.
Os valores para a realização dos serviços foram anunciados pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário José Stédile em 27 de janeiro deste ano durante apresentação do balanço do enfrentamento e prevenção à estiagem no Rio Grande do Sul. Os recursos são do governo estadual e fruto de repasse da Assembleia Legislativa à SOP.
Em Riozinho deu-se início a perfuração de um poço artesiano na localidade de Barro Branco, onde a comunidade aguardava a mais de dez anos por essa obra.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura Cledio Petry: “Essa localidade vinha sofrendo a mais de 10 anos com a falta de água e em menos de 1 ano e meio a atual administração perfurou o poço e está providenciando material para instalação da rede. Em breve mais localidades serão atendidas, como Vale do Rio Bonito, Paredão, Loteamento Farias, entre outras.”