O Sistema de Proteção de Cheias na Bacia do Rio do Sinos foi tema de reunião na tarde dessa quarta-feira (02) na Casa Civil do Governo do Estado, em Porto Alegre. A previsão de investimento é de até R$ 1,9 bilhão para prevenir novas inundações em Igrejinha, Três Coroas, Rolante, Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom.
“A fase de elaboração de discussão e elaboração de projetos é de extrema importância para que se defina o modelo a ser implantado, que podem variar de diques a sistemas de bombeamento. Temos um prazo a cumprir e para isso precisamos deixar tudo alinhado”, ressaltou o deputado Joel, que fez o pedido de reunião junto ao Estado.
O secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, e a secretária-adjunta da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Ângela de Oliveira, fizeram esclarecimentos sobre o andamento do processo e os prazos: “Estamos em trabalhando em conjunto com a equipe das prefeituras e agilizando a elaboração dos projetos com as respectivas licenças ambientais. O Estado tem prazo para conclusão de todos os trabalhos até dezembro de 2031”, reforçou a secretária, que fez uma apresentação dos valores a serem investidos. Os estudos estão na fase de anteprojeto e os pedidos de licença ambiental já estão em análise na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam): “É preciso destacar o trabalho de liderança do senador Heinze, que promoveu audiências públicas nas cidades atingidas pelas cheias, ouviu lideranças locais e apresentou as demandas aos governos Federal e Estadual. O Heinze foi incansável ao resgatar os projetos elaborados pela Metroplan entre 2012 e 2015 e passou a cobrar do Governo Federal para que os projetos voltassem a andar”, concluiu o deputado Joel. Participaram da reunião: Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, Prefeito de Três Coroas, Fabiel Port, Prefeito de Rolante, Alceu Trevizani da Rosa, Coordenador da Defesa Civil de Três Coroas, Augusto Dreher, Procurador de Rolante, Matheus Modler, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Willian Procksch, Coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Azambuja, e o engenheiro Professor Bressani, Doutor em mecânica dos solos.