Uma comitiva com representantes da Região, composta pelo Deputado Joel Wilhelm (PP), quatro prefeitos e um vice-prefeito estiveram na manhã desta quinta-feira (13) em reunião com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros, em Brasília. O parlamentar gaúcho entregou um ofício solicitando ajuda imediata de R$ 34 milhões. A soma se refere ao plano de trabalho apresentado pelos gestores municipais.
O montante será direcionado a 19 municípios: Igrejinha, Taquara, Riozinho, Rolante, Araricá, Sapiranga, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Nova Hartz, Dois Irmãos, Ivoti, São Leopoldo, Esteio, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Maquiné, São Vendelino, Feliz e Tupandi. Essas cidades sofreram prejuízos no ciclone extratropical que atingiu o Estado no dia 16 de junho.
“Os gestores municipais estão trabalhando de forma incansável para amenizar os estragos causados pelo fenômeno climático, mas se faz necessário ajuda imediata da União. Estradas, prédios públicos, escolas, hospitais, ou seja, a infraestrutura pública num todo foi muito prejudicada”, ressalta o deputado Joel, que liderou o movimento em Brasília.
Os 19 municípios citados no ofício, que foram representados regionalmente pelos presentes na reunião de hoje, já têm o levantamento dos danos causados, assim como os registros exigidos em lei. Todos eles decretaram situação de emergência ou de calamidade.
Estiveram presentes na reunião de hoje: Prefeito de Rolante, Pedro Rippel; Prefeito de Riozinho, Marquinhos Pretto; Prefeita de Sapiranga, Carina Nath; Prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne e o Vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Marcelo Gaúcho.
Os outros municípios atingidos pelo ciclone, que ainda não cadastraram os seus planos de trabalho, poderão ser auxiliados pelo gabinete do deputado Joel Wilhelm.