Iniciou na manhã desta terça-feira (29) as obras de desassoreamento do Rio Paranhana, na divisa dos municípios de Taquara e Parobé. Os trabalhos auxiliarão na desobstrução da passagem da água do rio, para evitar o avanço da erosão na margem do rio, onde há residências que correm riscos de cair na água.
A realização destes trabalhos é resultado do convênio celebrado pelos dois municípios há algumas semanas, após a licença ambiental permitindo a realização da obra. O desassoreamento será realizado pelas secretarias de Obras de Taquara e de Parobé.
O trecho do Rio Paranhana que está sendo desassoreado fica próximo da ponte que faz divisa entre Taquara e Parobé, sendo no lado taquarense no Bairro Santa Maria, na Rua Tristão Monteiro. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, essa é uma iniciativa inédita tomada por ambos os Municípios. “Há pessoas que moram nesta região há mais de 30 anos, e que constantemente têm problemas toda vez que chove na região. Esse trabalho é essencial para garantir que esses moradores tenham menos transtornos e fiquem mais seguros diante de qualquer anomalia climática”, salienta.
Quem vive próximo das margens do rio comemorou o início das obras de desassoreamento do Rio Paranhana. Um deles é Guilherme Michel, comerciante de 28 anos que mora no Bairro Santa Maria desde que nasceu. “Fico feliz com o início dos trabalhos de desobstrução do rio. Sei que é algo que vai melhorar a nossa situação e a dos nossos vizinhos. Minha casa já foi alagada algumas vezes, e há outras que sofrem muito mais mesmo quando há pouca chuva na região. Poderemos ficar aqui com mais tranquilidade a partir de agora”, frisa.