Passado o período de convenções partidárias, estão definidos os candidatos aos cargos de Prefeito e Vice-prefeito no Vale do Paranhana. Oficialmente a campanha eleitoral inicia no dia 16 de agosto.
Nas seis cidades da região teremos 18 candidaturas ao executivo, Riozinho tem duas chapas, sendo o munícipio com o menor números de concorrentes, e Três Coroas tem 4 chapas na disputa, sendo a com mais concorrentes.
Em Riozinho são Alceu Marcos Pretto do PDT com Valério Esquinatti do PSD de vice-prefeito e Airton Trevizani da Rosa do PL de candidato a prefeito com Adriano Bauer do União Brasil de vice-prefeito. Rolante apresenta três chapas, Alceu Trevizani da Rosa do PRD de prefeito e Arthur Klein da Federação PSDB/Cidadania como vice-prefeito, Diego Maier do PL de prefeito e Egon Sniedze de vice-prefeito, o atual prefeito Pedro Rippel do Progressistas terá Renato Wesz do Progressistas como vice-prefeito.
Três Coroas, que tem 4 candidatos, não terá o atual prefeito na eleição, Eduardo Evaldt Manique do PT tem Neli Cremonini Tibola de vice-prefeita, o Republicanos terá Fabiel Port na cabeça da chapa e Lauri Ott do PL com seu candidato a vice-prefeito, o ex-prefeito do munícipio, Rogério Grade do MDB concorre com Neco Cavalin do Progressistas de vice-prefeito e Tiago Arzeno Ferrão do PSDB concorre com Deoclides Figueiredo de PSD de vice-prefeito.
Em Igrejinha o atual prefeito, Leandro Horlle do Progressistas e Joãozinho Lopes do PSB de vice-prefeito buscam a reeleição, o candidato do MDB será o ex-vereador Guto Scherer que tem como vice Vanderlei Petry do Podemos, o PT vai de chapa pura com Valéria Ferreira das Neves e Joice Belmira da Silva.
Taquara também terá três candidatos, o ex-prefeito do munícipio, Tito Lívio Jaeger Filho do PL busca o retorno ao governo municipal com Carmem Kirsch da Silva do União Brasil de vice-prefeita, a atual prefeita, Sirlei Silveira do Republicanos concorre com Delmar Backes do Progressistas de vice-prefeito, a novidade no pleito é Marcos Vinicius Carniel do PDT que junto com Gelson Mauro dos Santos do PSD buscam a administração.
Em Parobé o PT também vai de chapa pura, com o vereador Dari da Silva a prefeito e Jorge Martins como vice-prefeito, a atual administração será representada pelo vereador do PDT Gilberto Gomes e Adriano Azeredo do PSD de vice-prefeito, completando a disputa em Parobé, Moacir Jagucheski do Cidadania concorre com Manoel Nunes Teixeira do Progressistas de vice-prefeito.
As coligações têm até o dia 15 de agosto para registrar as chapas no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).