O ex-vereador de Igrejinha, Guto Scherer (MDB), que atualmente ocupa a Gerência Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deve anunciar nos próximos dias se concorrerá a uma vaga para deputado estadual nas eleições que se aproximam. Logo após o pleito de 2020, Scherer revelou na tribuna da Câmara de Vereadores que poderia ser candidato neste ano.
Entretanto, suas atividades em Brasília (DF) e a indefinição interna no MDB sobre a candidatura ao Palácio Piratini têm adiado a sua decisão. Segundo o político, nos próximos dias será realizado o comunicado oficial sobre a decisão de concorrer ou não, mas a sinalização é de que há grandes possibilidades de que a candidatura se torne realidade.
Scherer já concorreu ao cargo de Vereador por três oportunidades, ficando como suplente em 2008, eleito em 2012 e reeleito em 2016. Já em 2020, concorreu ao cargo de prefeito de Igrejinha, quando fez 8.085 votos. Guto vem se destacando no cenário nacional desde que recebeu o convite do atual Deputado Federal Alceu Moreira para gerenciar a Fundação Nacional Ulysses Guimarães.