Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Civil deflagrou a Operação Protector para apurar a prática de extorsão no chamado “golpe dos nudes”. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Nova Hartz, Parobé, Sapiranga e no Presídio Estadual de São Leopoldo. A vítima do golpe investigado é um idoso que teve prejuízo de R$ 100 mil. Um homem foi preso.
Segundo as investigações, a vítima chegou a realizar diversos empréstimos para pagar os valores exigidos pelos criminosos. O idoso chegou, também, a transferir seu veículo para um dos integrantes da associação criminosa.
A prisão realizada nesta quarta-feira dá continuidade à investigação que durou cerca de seis meses e identificou oito criminosos do grupo cujo líder organizava toda a dinâmica de dentro do sistema prisional. Para a prática, ele contava com o apoio de indivíduos que assediavam e faziam o recolhimento dos valores exigidos e também de “laranjas” sem antecedentes criminais que forneciam seus dados bancários para o recebimento do dinheiro.
Segundo a Delegada Ariadne Moraes Langanke, boa parte das vítimas sofre silenciosamente às pressões exercidas pelos criminosos em razão do constrangimento que o assunto suscita ao invadir a intimidade. Tal crime inflige grave sofrimento e apreensão nas vítimas, levando-as ao endividamento financeiro, à perda de patrimônio, à depressão e, em alguns casos ao suicídio, como medida extrema.