Trabalhadores de Parobé, das áreas afetadas pela enchente de maio, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Essa solicitação pode ser efetuada de duas formas:
Aplicativo FGTS
A liberação pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo FGTS.
Após baixar o aplicativo, o trabalhador deve agir da seguinte forma:
- Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o município em que mora e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente;
- Mande dentro do aplicativo os documentos pedidos;
- Confira os documentos anexados e confirme;
A Caixa Econômica Federal irá analisar a solicitação. Caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta 5 dias após a solicitação.
Agência da CAIXA
A solicitação também pode ser feita presencialmente na agência da Caixa.
A documentação necessária para solicitar o saque FGTS inclui: Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação e passaporte); Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de?calamidade e Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Perda de comprovante de residência
Caso a pessoa tenha perdido seu comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma autodeclaração de próprio punho ou solicitar junto a Defesa Civil de Parobé, alocada na Secretaria da Defesa Civil, Segurança, Cidadania e Mobilidade, na Avenida das Nações, nº 440, Centro. Atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h e na sexta das 7h às 13h. O telefone/Whatasapp é (51) 99138-4714.