Alunos da Escola Municipal Prof Noemy Fay dos Santos, de Parobé, passaram por uma atividade diferenciada nesta terça-feira (16). O Corpo de Bombeiros do município fez uma simulação do plano de abandono para casos de incêndio e sinistros.
Na primeira etapa da ação, no último dia 10, os bombeiros promoveram uma capacitação teórica para o esclarecimento de dúvidas dos professores e funcionários em relação aos procedimentos de evacuação.
Já nesta terça, tanto na manhã como no período da tarde, o educandário foi evacuado com base nos protocolos repassados a equipe da escola visando à retirada de alunos e dos funcionários. Em cerca de 2 minutos e 20 segundos os mais de 440 estudantes e funcionários evacuaram, de forma ordeira, a unidade escolar. Logo em seguida, um caminhão dos bombeiros chegou e soldados demonstraram o combate a um foco simulado de incêndio.
"É importante passarmos por essa simulação, pois, para o caso de acontecer um incêndio, estarmos preparados para o que acontecer. Esse é um aprendizado que a gente leva para a vida ", definiu a aluna do 9º ano Aghata da Silva do Santos, de 14 anos.
A ação foi comandada por William Lenon, sargento do quartel de Parobé.
PROJETO – O projeto é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS em todo o Estado. Em Parobé, a ação é realizada pelo Corpo de Bombeiros e pela Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhos tiveram início este mês, sendo a escola Noemy a primeira contemplada. A previsão é que todas as escolas municipais recebam demonstrações do plano de abandono para casos de incêndio e sinistros.