A Corsan vem realizando uma série de ações preventivas em Parobé para garantir segurança no fornecimento de água e evitar rompimentos de redes e interrupções no abastecimento. Com investimento de R$ 647 mil, as medidas envolvem diversas frentes de trabalho, que vão desde limpezas nas tubulações até a instalação de equipamentos para melhorar o funcionamento do sistema de captação de água no rio Paranhana e de tratamento para ser distribuída à população.
Uma dessas ações preventivas foi a implementação de mais um conjunto de motores de bombeamento na estação de tratamento de água da cidade. Esses novos motores possuem maior eficiência de energia, maior durabilidade e melhor capacidade para aumentar a vazão e a disponibilidade de água.
Periodicamente, vêm sendo contratados mergulhadores para fazer a limpeza do sistema de captação de água bruta para tratamento. Esses procedimentos evitam a obstrução do local por galhos, cascalho e areia, que descem com a força do rio.
Monitoramento
Também estão sendo feitas regularmente pesquisas de possíveis vazamentos não aparentes e da pressão noturna nas redes. Além disso, foram instaladas ventosas para liberar o ar nas tubulações e evitar rompimentos por causa disso. Outra medida de prevenção de danos é o uso de equipamentos para que o sistema de bombeamento de água seja acionado de forma gradual.
Agora, está em fase de implementação a interligação das redes de abastecimento de água entre Parobé e Taquara. A obra é feita junto à ponte da Avenida das Nações, na divisa dos dois municípios, e possibilitará que uma cidade auxilie no abastecimento da outra, caso ocorra falta de água em uma delas.