A Prefeitura de Parobé aguardar a chegada das vacinas para, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde do RS, iniciar a vacinação. Parobé tem toda logística preparada para vacinação assim que a imunização contra Covid.
Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um Planejamento para a imunização contra o coronavírus. Para a imunização dos grupos prioritários Parobé necessita de 945 dose que incluem: 420 para os trabalhadores do Hospital, 250 para colaboradores da Secretaria de Saúde e UBS (contabilizando todas os profissionais da rede) e 275 para idosos institucionalizados.
Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de emergência, Samu e os idosos.
O planejamento inclui os locais onde será ofertada a vacina, estimativa de público alvo na primeira fase, bem como levantamento inicial de doses necessárias, logística de distribuição e armazenamento das doses.
Além disso, foi preparada a organização da equipe de profissionais necessários para a campanha de imunização nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Em Parobé, a primeira pessoa que tomará a vacina será a enfermeira responsável pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Francisco de Assis, Fernanda Amandio Velho, 34 anos.
A previsão da secretária de Saúde de Parobé, Ana Elisa de Lima (foto) é que na terça-feira (19) as vacinas devem ser trazidas de Porto Alegre e na quarta-feira (20) deve iniciar a aplicação das doses. "Estamos esperando que venham para todas as pessoas da primeira fase", adianta.
Fernanda, casada e mãe de um filho de 13 anos, é enfermeira há 12 anos. Nos últimos quatro anos trabalha na casa de saúde e desde abril tornou-se responsável pela UTI. "Eu fiquei emocionada e com uma sensação de esperança e de força para ir em frente. Perdemos colega médico, da enfermagem e vimos familiares saindo despedaçados. Tem sido muito difícil essa parte mas, por outro lado, quando conseguimos devolver o paciente, a sensação é de vitória", declarou.