Nova Hartz terá, após finalização dos procedimentos do concurso respectivo, prevista para o próximo mês de junho, um Tabelionato de Notas e de Protestos. O serviço facilitará a vida dos moradores, que precisam ir a Sapiranga, para resolver esses trâmites legais. Além disso, haverá movimento maior de recursos no município.
Outra informação é a mudança de circunscrição de Araricá, que está por ser alterada pelo Tribunal de Justiça do Estado. O processo está em fase final de análise e será votado no dia 28 pelo Conselho da Magistratura, com relatoria do Desembargador Giovanni Conti, Corregedor-Geral da Justiça. Os atos dos Serviços Notariais e Registrais de Araricá são feitos atualmente em Sapiranga, município que fica a mais de 10 quilômetros de distância. Com a mudança prevista, os serviços ficarão vinculados à Nova Hartz, que já conta com o cartório de Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil das Pessoas Naturais e das Pessoas Jurídicas.
A partir do momento da instalação dos serviços notariais, os moradores de Araricá poderão usufruir da estrutura a ser implantada em Nova Hartz. Já os serviços do cartório registral poderão ser utilizados tão logo seja publicada a Resolução pelo Conselho da Magistratura do TJRS. Desta forma, os moradores estarão mais próximos desses serviços públicos delegados. Além disso, desafogará a demanda em Sapiranga. As boas notícias foram confirmadas no início da tarde de hoje em reunião no Palácio da Justiça, no centro de Porto Alegre. No encontro estavam presentes o Deputado Estadual Joel Wilhelm; o Corregedor-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Giovanni Conti; a Juíza-Corregedora Cristiane Hoppe, o Prefeito de Nova Hartz, Flávio Jost; o Vereador de Nova Hartz, Juliano Borges Peres; o Procurador de Nova Hartz, Alexandre Ferreira e os Coordenadores de Correição da Corregedoria Willian Couto Machado e Sander Cassepp Fonseca.