O município de Igrejinha, em reunião com o estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (14), confirmou o destino de 50 casas aos desabrigados pela enchente de maio de 2024, mesmo após a desistência da doação pelo grupo Innova Steel por questões financeiras.
O acordo inicial previa a destinação de 50 casas completas ao município pelo Grupo Innova Steel, cabendo ao município de Igrejinha, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, as obras de infraestrutura dos terrenos, contemplando desde a terraplanagem e pavimentação, até a preparação da rede elétrica e pluvial.
Com a desistência das doações do Grupo, o município de Igrejinha e a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária iniciaram as tratativas urgentes em busca de soluções para que o projeto pudesse ter andamento.
Dessa forma, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assumiu o compromisso de manter a doação das 50 casas para o Município de Igrejinha, mantendo também, o acordo inicial de que as obras de preparação dos terrenos seguem sendo de responsabilidade parcial da cidade.
Nesta nova etapa de execução do projeto, será necessária uma readequação dos lotes, uma vez que as casas doadas pelo Estado terão formato diferente das oferecidas pelo grupo. Sendo assim, na próxima semana, as equipes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Estado farão uma visita técnica ao município de Igrejinha, junto dos técnicos municipais, a fim de que sejam dados os andamentos necessários para realização das readequações.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que está empenhado na realização da entrega das casas. “Apesar deste contratempo que tivemos, seguimos firmes nas tratativas com o Governo do Estado, pois entendemos que as famílias precisam desse respaldo. Este será um trabalho conjunto e o município fará tudo o que está ao seu alcance para que possa ser concluído com sucesso e entregue às famílias que estão aguardando o mais breve possível”, diz o prefeito.