“Uma tarefa que vamos cumprir com muita coragem, dedicação e responsabilidade”. É assim que Eliton Freitag (MDB) define como será sua atuação na Câmara de Vereadores de Igrejinha após ser o único vereador de oposição eleito em 2024. Das nove cadeiras do Legislativo municipal, oito foram conquistadas pelos partidos aliados ao prefeito reeleito Leandro Hoerlle (PP).
Conforme Freitag, seu trabalho vai se pautar pela transparência e pela proximidade com a comunidade. “A fiscalização dos projetos de lei e do orçamento do município estão entre as principais atribuições de um vereador, vamos cumprir essas tarefas com rigor. Também vou ter um gabinete móvel para visitar os bairros da cidade e ouvir diretamente da comunidade o que ela precisa”, define.
Na área da saúde, uma de suas propostas é criar uma frente parlamentar para elaborar um documento com sugestões dos usuários do SUS. A ideia é visitar as unidades de saúde para ouvir usuários e também promover audiências públicas para escuta dos gestores municipais, discutindo pontos que precisam mudar. Ao fim, um documento com sugestões será encaminhado ao responsável pela Secretaria de Saúde e ao prefeito.
Da mesma forma, esse trabalho deve ser feito na área da educação, através de outra frente parlamentar. Ela trabalhará juntamente com os professores, através do sindicato, e com os pais através do CPM das escolas. O objetivo será buscar informações tanto acerca da valorização dos profissionais quanto do atendimento das crianças na rede pública.
Eliton Freitag tem 30 anos, é formado em Licenciatura em História pela Faccat e é natural de Igrejinha. Atualmente é servidor público concursado no município de Parobé.
Vereadores eleitos para assumir a Câmara de Igrejinha a partir de 2025:
Eliton Freitag (MDB)
Dirceu Linden Júnior (PSB)
Douglas Percoski (PSB)
Maxwel de Matos (PSB)
Patrícia Wallauer (PL)
Neidi Zeni (PP)
Silvestre Garcia (PP)
William Procksch (PP)
Atila de Souza (Federação PSBD/Cidadania)