Uma edição histórica da Oktoberfest de Igrejinha está prestes a começar. A partir desta sexta-feira (11), a 35ª edição da maior festa comunitária do Brasil ocupará o Parque de Eventos Almiro Grings, no coração de Igrejinha. Até o dia 20 de outubro, os visitantes encontrarão uma programação repleta de atividades de valorização da cultura germânica, com atrações para toda a família e shows para os diferentes gostos musicais. Nesta edição, estão confirmados nomes nacionais como: Ana Castela, Jorge & Mateus, Thiaguinho, Hugo & Guilherme, Papas da Língua e Tenente Cascavel. O chopp oficial da festa será Eisenbahn e as bebidas não alcoólicas serão da Coca-Cola.
A Oktober de Igrejinha se diferencia por ser organizada e realizada por mais de 3 mil voluntários e ter o seu resultado financeiro distribuído para entidades da região a cada edição. Marcando os 60 anos de Igrejinha e o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a 35ª edição festa também surge como um símbolo de superação e reconstrução, já que a cidade teve mais de 80% do seu território tomado pela enchente que assolou o estado gaúcho em maio deste ano. Diante dos desafios, a Oktober chegou a ser uma dúvida, mas justamente por contribuir com a cidade e comunidade, a organização decidiu mantê-la.
Em um espaço de 15 mil m² de área coberta e pátio pavimentado com infraestrutura completa, a festa oferecerá 73 atrações, totalizando 124 apresentações nos seis palcos, que reunirão diferentes estilos musicais ao redor do parque. Entre as bandas de baile confirmadas neste ano estão nomes como: Brilha Som, Os Atuais, Rainha Musical, San Marino, Porto do Som, Flor da Serra e Banda 10. Além disso, o público poderá conferir diversas bandas tradicionais, incluindo: Orquestra Continental, Super Banda Choppão, Super Banda Real, Super Banda Hopus, Banda Madame Frau, Banda Aquarela, Imigrante e Musical União. A Oktober ainda terá na programação a presença de bandinhas típicas e músicas de estilos variados e alternativos.
Faltando poucas horas para o início da Oktoberfest de Igrejinha, o presidente da 35ª edição, Egon Wallauer, destaca que a festa deste ano será uma celebração especial em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, preservando a história dos antepassados. “Os dias mais especiais de outubro estão chegando e convidamos todos vocês a se juntarem a nós para fazer desta edição um evento inesquecível”, convoca o presidente, relembrando que na enchente de maio a região foi duramente atingida. “Celebraremos a festa para que as pessoas aproveitem a oportunidade para se reconectar e fortalecer os laços comunitários após um evento desafiador. A festa pode servir como um momento de esperança e otimismo, mostrando que, juntos, a cidade e região podem superar qualquer adversidade”, complementa
Com a expectativa de reunir mais de 200 mil visitantes, a Oktober de Igrejinha já está com ingressos vendidos para brasileiros das cinco regiões do Brasil. “Até o momento, já registramos compras de 18 estados brasileiros”, revela, Wallauer. Em relação ao consumo de chopp, o presidente explica que a edição deve se aproximar dos maiores consumos dos últimos anos. “Lembrando que o recorde atual é de 276 mil litros na edição de 2022”, destaca.
Além de shows dos mais variados estilos musicais, a festa oferecerá gastronomia típica, chopes especiais, jogos germânicos, desfile oficial, encontro de danças, atividades culturais itinerantes, desfile do Bierwagen, parque de diversões, artesanato, souvenirs da festa e muito mais. O público ainda poderá prestigiar espaços especiais do parque, como: Bierplatz; Biergarten; Oktober Restaurant; Exposição Eternas Soberanas; Oktober Pub; e a Vila Germânica, local que remete às tradições dos imigrantes alemães com casas enxaimel.
Se tradicionalmente a festa já traz atrações de renome nacional às sextas-feiras e aos domingos, uma das grandes novidades da edição deste ano é a realização de grandes shows nos dois Super Sábados da programação.
No dia 12 de outubro, a banda Tenente Cascavel sobe ao palco da Oktober para animar o público. O grupo foi formado em 2007 por ex-integrantes de duas bandas - Os Cascavelletes e TNT, que marcaram o rock gaúcho das décadas de 1980 e 1990. Já no segundo Super Sábado, dia 19 de outubro, será a vez do show da banda Papas da Língua, grupo brasileiro de pop rock com três décadas de história.
Outra novidade dos Super Sábados é o retorno da realização do Agita Oktober no espaço Esplanada do parque. “O público da balada também merece um espaço em nossa festa. Devido a parceria da Oktoberfest de Igrejinha com JBL by Harman, será montada uma estrutura adaptada para a esplanada onde os DJs poderão agitar com muita liberdade este espaço à céu aberto. Mais uma novidade e inovação da 35ª Edição da Oktoberfest”, comenta o presidente.