Um marco para Igrejinha: assim será lembrado o dia 25 de julho de 2023, data em que iniciaram as obras de restauro de um dos principais patrimônios históricos da cidade, a Casa de Pedra. Em ato simbólico realizado no local, os idealizadores do projeto puderam acompanhar as primeiras telhas sendo removidas da casa.
A primeira etapa das obras contempla a restauração do telhado. As telhas utilizadas na casa são do estilo francesa e pouco a pouco serão removidas para que se possa fazer a inspeção em todo o madeiramento do espaço, para que a cobertura possa ser feita novamente, desta vez com telha do tipo capa canal. A mão de obra desta etapa está sendo realizada pela empresa Construarte, que está fornecendo o serviço de forma gratuita em parceria com o projeto de restauro. Já os materiais necessários para a obra, foram adquiridos pelo Município.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, dá ênfase à importância do local. “A Casa de Pedra é um símbolo que contempla não só a história de Igrejinha, mas de toda a região e do desenvolvimento do Vale do Paranhana. O restauro do espaço vai ser fundamental para que o prédio continue deixando suas marcas em nossas e nas próximas gerações, resgatando memórias de tantas e tantas histórias vividas ali”, diz o Prefeito.
O restauro da Steinhaus, “Casa de Pedra” em alemão, tem o intuito de preservar e evidenciar a arquitetura do prédio respeitando a sua originalidade. O projeto conta com algumas fases, sendo a restauração a primeira delas, seguida da construção de um anexo destinado a atividades culturais no local. Depois de finalizadas as obras, a Steinhaus se tornará uma referência cultural, conectando áreas culturais como patrimônio, memória, música, canto, dança, língua, entre outras.
O Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, destaca o quanto a obra era aguardada e planejada: “Há mais de vinte anos se falava do restauro da Casa de Pedra e as últimas administrações colocaram isso como uma prioridade para a Cultura e o Turismo local, mesmo com pandemia e inúmeras mudanças na legislação relacionada com a questão, chegamos ao grande momento: iniciar a obra!“, diz Juliano.
Estão envolvidos no desenvolvimento do projeto diferentes profissionais técnicos junto a administração municipal. O objetivo é realizar as obras através de parcerias, para que em um passo seguinte, elas possam ser financiadas com o recurso estadual através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio da Lei Rouanet.
Desde 2010, a Casa de Pedra é reconhecida como Patrimônio Histórico Estadual. Construída por Tristão Monteiro no ano de 1862, a casa recebeu os primeiros imigrantes alemães que chegaram na região, assim como serviu de pousada para operários da via férrea, armazém para secos e molhados, entre outros usos.