O Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, informou nesta terça-feira (29), que o serviço de emergência/pronto atendimento atingiu o limite da sua capacidade instalada.
Segundo a entidade, em função de casos de suspeita de dengue e de COVID, mais pessoas têm se dirigido ao serviço. Mesmo com todos os esforços de médicos e equipe de enfermagem, a espera pelo atendimento tem sido elevada. Na segunda-feira (28) foram 284 pacientes atendidos. Neste mês, já foram realizados 6.082 atendimentos, dois mil a mais do que no mês de fevereiro.
O Hospital conta com um clínico geral 24h e um reforço das 10h às 22h, além do pediatra, custeados pelo município. Quanto a questionamentos que tem surgido sobre os recursos recebidos pelo hospital, foi informado que todos são utilizados em investimentos e serviços especializados e que cada recurso já vem com uma finalidade definida.
" Reiteramos nossa preocupação com a situação, estamos estudando maneiras de amenizar a situação e solicitamos o apoio da comunidade para enfrentarmos este momento ".
Cabe destacar que os atendimentos envolvem amplas patologias, não estando ligados somente ao aumento da dengue ou ao COVID. O HBP atua com protocolo de acolhimento e classificação de risco, uma ferramenta do Ministério da Saúde utilizada para avaliar e identificar os pacientes que precisam de atendimento prioritário. Assim, os pacientes graves são prontamente atendidos.