O Ministério da Saúde lançou, através da Portaria MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, o "Programa Saúde com Agente" destinado à formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias nos municípios em que tenha a atuação desses profissionais da área da saúde.
Conforme previsão do edital, o Programa será executado de modo tripartite, ou seja, em parceria entre a União, através do Ministério da Saúde, dos Estados, Distrito Federal e Municípios que aderirem ao programa. O curso de formação ocorrerá no biênio 2021-2022, por meio da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde sendo que disporá do Ministério da Saúde o incentivo para auxílio no custeio das bolsas de preceptoria e incentivo financeiro de capital, para auxílio na aquisição de medidor de pressão arterial automático de braço, glicosímetro e oxímetro. Em contrapartida, o município realizará a seleção de profissional capacitado que atue na Estratégia de Saúde da Família para aplicar as diretrizes do curso bem como disponibilizará infraestrutura para realização das aulas com os agentes.
A adesão do município de Igrejinha ocorreu a partir de indicação protocolada pelo vereador Douglas Percoski a qual foi aprovada por todos os vereadores e teve aceite imediato do Poder Executivo Municipal. Segundo o vereador Douglas, que é agente comunitário de saúde há mais de oito anos no bairro Cohab, esta formação, além de aprimorar os trabalhos já desenvolvidos por estes profissionais, vai também capacitar os Agentes para realizarem procedimentos tais como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, entre outros, de modo que possibilitará a melhora dos indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Básica à população igrejinhense.