O 40º Rodeio Crioulo Nacional de Canela, iniciado na última quinta-feira (09), chega ao seu encerramento neste domingo, 12, reafirmando-se como um dos eventos mais importantes do tradicionalismo gaúcho.
Com uma rica programação que alia emoção, tradição e cultura, o evento celebra as raízes gaúchas e milhares de visitantes. Ao longo dos últimos três dias, o rodeio foi palco de diversas provas campeiras, como tiro de laço, gineteadas e rédeas, onde a força, a técnica e o espírito competitivo dos participantes foram exaltados. As provas campeiras reforçam o engajamento e a paixão pelo tradicionalismo. Além disso, modalidades que abrangem diferentes gerações, como laço pai e filho, mãe e filho, irmãos e competições que destacam o papel das mulheres, como o Duelo de Prendas, trouxeram ainda mais emoção ao público presente, bem como as gineteadas, sempre muito apreciadas pelo público. A modalidade de laço Origens, com sua alma enraizada no passado, tem chamado atenção, cada vez mais, nas últimas edições do evento. Neste cenário de tradição e respeito, os laçadores convidados se pilcham (se vestem) como nos tempos antigos, vestindo a história em cada detalhe: chapéus de abas mais largas, lenços mais compridos, bombachas largas adornadas com favos, e laços robustos, mais pesados, moldados sem chumbo, como os que eram usados nas lidas do campo. Esta prova é uma homenagem à essência gaúcha que o tempo não apaga.
A diversidade de atrações também fez do evento um ponto de encontro para famílias e amigos. O Parque de Rodeios Saiqui tornou-se um grande ponto de encontro, oferecendo áreas de camping, com generosas sombras naturais e ambientes que promovem interação. A praça de alimentação, com uma variedade de opções e a movimentação na "rua do comércio", foram grandes atrativos para os milhares de visitantes. Estimado em cerca de 30 mil pessoas, o público foi composto por moradores de Canela, turistas, e participantes, alguns representantes de outros estados.
O evento movimentou a cidade, aquecendo a economia local e reforçando a importância do Rodeio Crioulo Nacional como um dos maiores acontecimentos culturais da região.
No último dia, o encerramento promete ser grandioso, com as finalíssimas das provas campeiras. As provas artísticas, com modalidades como declamação, intérprete vocal e gaita, trazem um espetáculo de talento e criatividade, neste domingo, com mais de 40 entidades tradicionalistas inscritas, oriundas de diversas cidades do Estado. Já os fandangos, que ao longo das noites anteriores embalaram os participantes, consolidam o evento como um espaço de confraternização, emoção e celebração da identidade gaúcha.
A abertura oficial, na sexta a tardinha, enalteceu a participação de crianças no movimento tradicionalista. Os pequenos encantaram o público com a apresentação da invernada pré-mirim, declamação, laço em vaca parada e gineteada em ovelhas. A cerimônia, bem como o almoço comemorativo aos 40 anos do Rodeio de Canela, contou com autoridades municipais e do meio tradicionalista e convidados.
Para o patrão do CTG, Jeferson Lodea, o evento reflete o compromisso com a preservação da cultura e da tradição gaúcha: "Este rodeio é muito mais que uma competição. É um espaço de integração, aprendizado e exaltação das nossas raízes, realizado com o apoio fundamental ao poder público e da comunidade canelense."
O 40º Rodeio Crioulo Nacional de Canela é uma realização do CTG Querência, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores.