O mês de setembro é marcado pela maior presença de baleias-francas na costa litorânea do país, isso se dá por estarem à procura de águas mais quentes para poder dar a luz. As fêmeas e seus filhotes permanecem em zonas costeiras de pouca profundidade até o final da temporada reprodutiva.
Na última quarta-feira (29), a professora Márcia Bueno Cabañero registrou a presença do mamífero na costa marítima na área central Tramandaí.
A Baleia-Franca: Considerada como uma das maiores espécies de Misticetos, a Baleia-Franca apresenta faixa de comprimento entre 14-18 metros, e pode pesar até 80 toneladas. Seu corpo é predominantemente preto, com algumas manchas brancas no ventre, além de calosidades brancas e cinzas no topo de sua cabeça, as quais são formadas pelo espessamento natural da pele e permitem o fácil reconhecimento das espécies.
Especialistas não conseguiram definir quanto tempo vive uma Baleia-Franca, mas já foram identificados animais com aproximadamente 80 anos e estima-se que a idade média pode chegar a 62 anos.