Apesar de todos os percalços de 2020, o ano foi marcado por importantes lançamentos. Volkswagen Nivus e Chevrolet Tracker foram as estrelas entre os SUVs. O Peugeot 208 também chegou causando impacto. Isso sem falar na Fiat Strada, talvez o maior sucesso entre os lançamentos feitos nesses 12 meses.
No entanto, também ficará marcado pela despedida de alguns carros. Confira abaixo quais os carros que não resistiram à 2020 e deram adeus ao mercado brasileiro.
Fiat Weekend
Com mais de vinte anos de mercado, a Weekend foi a última perua nacional. O modelo se despediu ainda em janeiro, quando a vida ainda era “normal”. Ao todo, durante seus 23 anos de produção, teve 530 mil unidades vendidas. Para seu lugar, a Fiat promete dois SUVs.
Chevrolet Cobalt
Logo depois foi a vez do Cobalt. Se a Weekend sofreu com a canibalização dos SUVs, no caso do sedã da Chevrolet a culpa foi de outro produto da própria marca. Após o lançamento do Onix Plus e seu sucesso de vendas, não fazia sentido manter o Cobalt em linha, ainda mais com dimensões cada vez mais próximas.
Ford Fusion
Antes mesmo da virada do semestre, mas já em meio à quarentena, o Fusion se despediu do Brasil sem cerimônias, notas ou explicações. O segmento de sedãs grandes perdeu espaço nos últimos anos e, para complicar ainda mais a situação, a Ford decidiu focar seus investimentos em SUVs, picapes e modelos comerciais.
Volkswagen Passat
O Passat ajuda também a entender a desistência da Ford com o Fusion. Além de vender tão pouco quanto e ver os SUVs crescerem, os produtos importados foram impactados pela forte desvalorização do real neste ano. Sendo assim, hoje o segmento de sedãs grandes (excluindo modelos premium) sobrevive com Toyota Camry e Honda Accord, ambos acima dos R$ 200 mil.
Nissan March
Antes de lançar a nova geração do Versa no Brasil, a Nissan confirmou o fim do March. Apesar de uma nova geração já ter quatro anos de Europa, ela não está prevista para o Brasil. Por aqui, o hatch pode ser substituído pelo pequeno SUV Magnite.
Citroën C4 Lounge
Apesar de ainda presente no site oficial da marca, o C4 Lounge praticamente não é mais encontrado nas concessionárias. Quando o site Argentina Autoblog informou que o sedã não seria mais exportado para o Brasil, a Citroën se limitou a dizer que “em função da oscilação cambial, a importação de novas unidades do modelo está temporariamente suspensa”.
Volvo V60
Em novembro, após reforçar a estratégia de vender versões híbridas de seus modelos, além do bom número de vendas de seus SUVs, a Volvo deixou de oferecer sua única perua por aqui. A V60 era vendida somente com motor 2.0 turbo de 254 cv e 35,7 kgfm de torque.
Volkswagen Golf
Por fim, o Golf foi o último modelo a ser retirado do catálogo de alguma marca no Brasil. O fato aconteceu no último mês, quando a Volkswagen vendeu todas as unidades restantes da versão GTE para uma locadora de automóveis. Com isso, interrompeu uma história de 27 anos de vendas no Brasil.
Fonte: KBB - Renan Rodrigues